A participação do TPN na Rio Oil&Gas 2012

Petrobras inicia participação na Rio Oil&Gas 2012 com apresentação do Simulador de Manobras Marítimo-Fluvial

Agência Petrobras  | Publicado em 17/09/2012

Estande da Petrobras foi inaugurado com apresentação do Simulador de Manobras Marítimo-fluvial desenvolvido pela Petrobras e pela Transpetro em parceria com o Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

exibe_img

[…] o diretor Almir Barbassa inaugurou o estande da Petrobras, onde está sendo apresentado um simulador de Manobras Marítimo-fluvial desenvolvido pela Petrobras e pela Transpetro em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Uma das funções do simulador é auxiliar no treinamento dos responsáveis por conduzir os navios aliviadores da Companhia, que trazem para o continente o petróleo produzido pelas plataformas marítimas. Até agora foram construídos três protótipos com tela 3D e reprodução de instrumentos de navegação usados pelos condutores das embarcações.

Com o simulador é possível treinar situações enfrentadas durante operações reais em diversas condições climáticas e oceânicas na costa brasileira. O equipamento permite a realização de estudos virtuais nos navios plataforma P-35 e P-51, ambos instalados na Bacia de Campos, e ainda em uma monoboia, unidade flutuante presa ao fundo do mar, usada para carga e descarga de petróleo e derivados. Também são reproduzidos pelo simulador diversos navios da frota da Transpetro. O simulador está disponível para os visitantes durante todos os dias da exposição.

Para ler a notícia completa, clique aqui

Simulador chamou atenção das autoridades da área

Portal Fator Brasil  | Publicado em 18/09/2012

Feira traz ao Rio as novidades tecnológicas e o Simulador Marítimo Hidroviário (SMH) é destaque

[…] destaque que chamou a atenção das autoridades foi o Simulador Marítimo Hidroviário (SMH), 100% nacional, desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), apresentado no estande da Petrobras. O equipamento se destina ao treinamento de operadores de balsas hidroviárias. Equipado com visualização totalmente em 3D, o simulador já está sendo utilizado pela Transpetro para a análise de procedimentos e dimensionamento de sistemas e para o treinamento inicial ou reciclagem de capitães e pilotos fluviais que atuarão no transporte de combustíveis (álcool e biodiesel) na hidrovia Tietê-Paraná.

Rio Oil&Gas: Graça Foster destaca incentivo à indústria naval

Agência Petrobras  | Publicado em 21/09/2012

O desempenho da Petrobras na atividade de E&P colocou o Brasil em posição ainda mais avançada em termos globais, destacou a presidente.

exibe_img

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, apresentou nesta quinta-feira (20/9), no encerramento da Rio Oil & Gas no Riocentro (RJ), os fundamentos do Plano de Negócios e Gestão da Companhia, destacando a grande influência dos investimentos de US$236,5 bilhões, de 2012-2016 na ampliação da indústria naval e offshore do Brasil. Para as áreas de Exploração e Produção e Abastecimento, responsáveis pelo gerenciamento de atividades que utilizam unidades marítimas, estão destinados, no plano, US$107 bilhões, destacou Graça Foster.

Para ler a notícia completa, clique aqui