Cluster
A fim de proporcionar esta análise de sistema integrado offshore, é necessário recorrer a um cluster de computadores de alto desempenho, isto é, um conjunto de processadores dedicados que trabalham de forma integrada e cooperativamente com tarefas distribuídas a todos os processadores através de um sistema de rede.
O cluster do TPN é baseado no sistema operacional GNU/Linux e incorpora as técnicas mais modernas de manutenção e viabilidade para um ambiente eficiente e confiável para soluções complexas.
Apesar das instalações de computador de última geração permitirem que sistemas extremamente complexos sejam analisados, a grande quantidade de dados gerados requer ferramentas de pós-processamento poderosos, a fim de permitir que os técnicos, engenheiros e tomadores de decisão tenham uma interpretação fácil dos resultados.
Clusters do TPN fazem parte da GradeBR, que é um projeto de uma rede de HPC – High Performance Computing (Computação de Alta Performance) que é composta por cinco sistemas de processamento numérico. Esses sistemas faz parte da Rede Temática de Computação Científica e Visualização (Rede Galileu), desenvolvido pela Petrobras, e estão instalados em cada uma das instituições participantes, dentre elas: USP (Tanque de Provas Numéric0, UFAL, PUC-Rio, COPPE/UFRJ e ITA.
OBJETIVOS
Dentre os principais objetivos da GradeBR estão:
- A utilização da capacidade de processamento da rede para fornecer à Petrobras software de altíssima complexidade para a análise de todos os aspectos do campos de produção;
- Desenvolver soluções de software de computação paralela e de alto desempenho;
- Desenvolvimento de algoritmos para a modelagem e simulação de sistemas ligados à tecnologia offshore.
INFRAESTRUTURA
Na USP os sistemas instalados foram fornecidos pela SUN Microsystems e têm as seguintes especificações:
Cluster 1:
192 blades X6175, em racks C48 refrigerados à água entregando cerca de 15 TFlops de processamento. O cluster conta com 1536 cores Intel Nehalem de 2.8GHz, 4.5 TB de memória RAM total e mais de 150 TB de espaço de armazenamento.
Cluster 2:
16 servers X4440, com 256 cores AMD Shangai de 2.66GHz, 1 TB de memória RAM e 8 unidades de processamento vetorial nVidia Tesla S1070, totalizando mais de 2 TFlops de processamento genérico e quase 30 TFlops de processamento vetorial em precisão simples.
CONTATO
gradebr@tpn.usp.br