Pages Navigation Menu

Desenvolvimento de Projeto de Embarcações

O TPN está envolvido em atividades de projeto de embarcações com melhor desempenho e redução de impactos ambientais.

O esforço é realizado empregando a abordagem “Projeto Baseado em Simulação” para melhorar o desempenho geral em águas calmas e em mares revoltos.

O conceito é baseado em um gerenciador que integra a geração paramétrica do modelo, códigos numéricos que realizam diferentes análises, como resistência (viscoso e potenciais), estabilidade e seakeeping, e estratégias otimizadas alternativas para a solução ideal que cumpre com a função de mérito, bem como as restrições.

Projetos desenvolvidos recentemente envolveram a otimização do casco do transportador de gás natural comprimido (GNC), cujas formas da parte frontal do casco foram otimizadas para a resistência de onda e as linhas de popa otimizadas para o fluxo viscoso. Além disso, estudos também foram realizados para a avaliação de um duto equalizador de rastro de ondas (WED – Wake Equalising Duct) para a Transpetro (Petrobras). Outros projetos em desenvolvimento incluem a otimização de multi-cascos e projetos alternativos de petroleiros para navegação equilibrada e perfis de transbordo.

embarcacoes