Laboratório da Poli-USP inaugura simulador de manobras marítimas

Info EXAME  | Publicado em 23/01/2013

O Tanque de Provas Numérico (TPN), laboratório ligado à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), inaugurou recentemente o Simulador Marítimo Hidroviário (SMH), equipamento capaz de reproduzir as condições de navegação e de atracação de navios em águas restritas como as de canais, portos e rios.

Desenvolvido por uma equipe coordenada pelo professor Eduardo Aoun Tannuri, em parceria com a Transpetro – subsidiária da Petrobras –, o sistema permite prever com exatidão manobras de atracação arriscadas e simular as condições de comando de embarcações após obras portuárias.

O SMH está dividido em duas salas do laboratório da Poli. Em uma delas, há entre 10 e 12 telas, algumas com 46 polegadas para simular a vista da cabine de comando. Embaixo há telas menores que imitam equipamentos como radar, GPS, carta náutica eletrônica, mostradores de velocidade e de inclinação. A estrutura também conta com timão e manches de comando. […]

“O SMH é o único simulador com software e hardware totalmente desenvolvidos no Brasil. É fruto de mais de 20 anos de pesquisa do laboratório e conta com o mesmo modelo matemático usado na fase de engenharia e projeto dos navios. Por isso, é altamente refinado, com validações baseadas em experimentos publicados”, afirmou Tannuri.

Por Karina Toledo, da Agência FAPESP  |  Para ler a notícia completa, clique aqui ou clique aqui