Prof. Dr. Alexandre Nicolaos Simos

EQUIPE_SIMOSCoordenador de Projetos

Formado em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo. É Professor Doutor junto ao Depto de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 2002, onde ministra regularmente disciplinas na graduação e pós-graduação. Atua também na orientação de trabalhos em nível de mestrado e doutorado e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval e Oceânica da USP entre os anos de 2010 e 2012. É pesquisador associado ao laboratório Tanque de Provas Numérico da USP, onde realiza pesquisas com ênfase em Hidrodinâmica de Sistemas Oceânicos, tendo trabalhos desenvolvidos nas áreas de Hidrodinâmica Teórica e Experimental, Mecânica Offshore, Projeto de Navios e Sistemas Oceânicos e Fenômenos de Interação Fluido-Estrutura. Tem mais de 15 artigos publicados em periódicos internacionais e cerca de 40 artigos completos em anais de congressos e conferências. Já coordenou diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados pela indústria, incluindo trabalhos desenvolvidos para empresas como Petrobrás, Repsol do Brasil e Chevron Shipping, além de prestar serviços de consultoria para a Marinha do Brasil. Foi Pesquisador Visitante da University of Michigan, Ann Arbor no ano de 1999 e Professor Visitante da Escuela Técnica Superior de Ingenieros Navales da Universidad Politecnica de Madrid entre os meses de maio de 2012 e maio de 2013.

Linhas de Pesquisa

• Modelagem Hidrodinâmica e Estrutural para o Simulador TPN

Implementação de modelos hidrodinâmicos no simulador do Tanque de Provas Numérico da EPUSP. Abordagem no domínio do tempo. Interação hidrodinâmica entre corpos (ondas e correnteza). Geração de paradigmas experimentais na área de mecânica estrutural de risers e linhas de amarração e validação de métodos numéricos baseados em modelagem via elementos finitos.

•  Desenvolvimento de Métodos Numéricos em Hidrodinâmica Marítima

Desenvolvimento de Método Numérico para Estudo de Comportamento no Mar de Sistemas Oceânicos. A pesquisa se concentra no desenvolvimento de código computacional baseado em Método de Elementos de Contorno (Boundary-Element Method – BEM) com emprego de fontes de Rankine para a solução no domínio do tempo. Visa, a médio prazo, a integração com o simulador dinâmico do Tanque de Provas Numérico.

Clique aqui e acesse seu currículo LATTES.