Dr. Rodolfo Trentin Gonçalves

Screenshot from 2017-07-24 19:12:47

Possui graduação em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2007), na qual formou-se como melhor aluno da turma obtendo por isso os prêmios Marinha do Brasil, CREA-SP de Formação Profissional e SOBENA. De 2005 a 2016 integrou a equipe de pesquisa do TPN – Tanque de Provas Numérico, laboratório do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da EPUSP – Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo, Brasil. Desde 2016 atua como Pesquisador no Departamento de Tecnologia Oceânica da Universidade de Tóquio, Japão. Como pesquisador, atua principalmente nas linhas de Hidrodinâmica Experimental de Sistemas Oceânicos, Interação Fluído Estrutura e Projeto e Concepção de Novos Sistemas Oceânicos. Ao longo da carreira acadêmica trabalhou em pouco mais de 20 projetos de pesquisas diferentes, nos quais destacam-se os que estudaram o fenômeno de VIM – Movimento Induzido por Vórtices em plataformas oceânicas, o fenômeno de VIV – Vibração Induzida por Vórtices em risers de exploração de petróleo e no desenvolvimento de novas técnicas experimentais para monitoração de movimentos, principalmente utilizando-se de técnicas óticas de medição. Possui o título de Doutor em Ciências pelo PNV-EPUSP (2013), no qual aprofundou-se no tema de VIV em cilindros com baixa razão de aspecto, tendo como motivação principal o VIM em plataformas do tipo monocoluna. No início do doutorado, em 2008, participou de ensaios de VIM como pesquisador visitante no NMRI – National Maritime Research Institute, Tóquio, Japão. No ano de 2015 atuou como pesquisador convidado na YNU – Yokohama National University, Yokohama, Japão, no qual colaborou com estudos experimentais do comportamento em ondas de um sistema FLNG + LNGC em condição side-by-side. Em 2016 finalizou seu primeiro Pós-Doutoramento pelo PNV-EPUSP no tema Comportamento de plataformas de petróleo sob a ação de fenômeno de VIM e incidência simultânea de ondas. Durante todo o período como pesquisador, já publicou cerca de 50 trabalhos em congressos e 17 trabalhos em periódicos internacionais, além de participar como apresentador ou ouvinte de 20 eventos na área de estudos da Engenharia Naval e Oceânica.

Clique aqui e acesse seu currículo LATTES.