Pages Navigation Menu

Centro de Simulações

full_mission_telas_333

 O Simulador Marítimo Hidroviário (SMH) teve seu desenvolvimento iniciado em 2010, e é um sistema de simulação que permite o controle humano sobre a embarcação, focado no estudo de manobrabilidade de embarcações de forma geral, tendo com uma das possíveis aplicações a engenharia portuária. Assim, a viabilidade de uma operação portuária, a adequação de uma instalação portuária ou de um acesso náutico podem ser testadas e analisadas com este simulador.

 Constitui-se do programa principal do Centro de Simulações Náuticas e Portuárias inaugurado oficialmente em 2013 no TPN-USP, com a participação da Petrobras, Marinha do Brasil (representada pelos almirantes do CIAGA e do CASNAV) e Praticagem (representada pelo presidente do CONAPRA).

Atualmente, o centro já foi expandido e é composto por 4 simuladores de porte médio e 2 simuladores do tipo full-mission (visão de 360º). Os dois principais simuladores são mostrados abaixo.

 

full_mission_projecao_2

Simulador Full-Mission de Projeção.

full_mission_telas_222

Simulador Full-Mission com Telas.

 O desenvolvimento do SMH é fruto de convênios de pesquisa realizados entre a EPUSP e a Transpetro e a Petrobras, que se iniciaram em 2010 com duração até 2017, com a coordenação compartilhada entre o Prof. Eduardo A. Tannuri (PMR) e Prof. Kazuo Nishimoto (PNV).

Estes produtos, em especial o SMH, são as bases da pesquisa e desenvolvimento do laboratório, permitindo que sejam realizados trabalhos de graduação e pesquisas de pós-graduação com foco na implementação de novos fenômenos físicos, validação de modelos matemáticos e desenvolvimento de metodologias de projeto. Além disso, em paralelo às atividades de pesquisa, realizam-se trabalhos de aplicação em projetos e avaliações de portos e operações náuticas reais.

O TPN-USP, com o seu tanque de ondas e o seu centro de simulação, é um centro reconhecido internacionalmente como estando no estado da arte em pesquisas na área de modelagem de sistemas marítimos e portuários, fruto da parceria constante entre a pesquisa acadêmica, pesquisa aplicada e estudos aplicados.

Mais de 90 estudos de novas operações portuárias e marítimas na costa brasileira já foram testadas no Centro de Simulações do TPN-USP, que é credenciado em importantes organizações internacionais:

ITTC – International Towing Tank Conference – entidade criada em 1933 reunindo os principais laboratórios do mundo, voltada para a normatização de ensaios em tanque de provas e mais atualmente em simuladores de manobras.

IMSF – International Marine Simulator Forum – organização criada em 1978 que reúne entidades e laboratórios voltados ao desenvolvimento e uso de simuladores de manobras.

               

 

 

Agência USP de Notícias