Movimentos Induzidos por Vórtices – VIM

(VIM “Vortex-Induced Motions”)

VIM01

Além de pesquisas realizadas sobre fenômenos VIV (Vibrações Induzidas pela Emissão de Vórtices) em corpos esbeltos (alta razão de aspecto), o TPN vem desenvolvendo investigações teóricas e experimentais sobre fenômenos VIM desde 2003, em plataformas offshore, tanto no âmbito teórico quanto no experimental.

Durante este período, três diferentes cascos cilíndricos de plataformas do tipo monocoluna e um casco de plataforma do tipo semi-submersível foram investigados experimentalmente a partir de modelos em escala reduzida, sendo estes ensaios conduzidos em parceria com o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Brasil e com o NMRI – National Maritime Research Institute, Japão.

Com base nestas investigações, o TPN tem publicado suas pesquisas em diversos periódicos internacionais focados na interação fluido-estrutural e no desenvolvimento de plataformas offshore.

Recentemente, o TPN vem trabalhando em parceria com o MARIN – Maritime Research Institute Netherlands, Holanda, no desenvolvimento de novas soluções numéricas utilizando códigos de CFD (Computational Fluid Dynamics) para a aplicação nos problemas de VIM.

Neste contexto, o desenvolvimento e a aplicação de técnicas no estado-da-arte em termos de modelagem de turbulência, transição laminar-turbulenta e interação fluido-estrutural também vêm sendo realizados no cluster de alto desempenho do TPN.

VIM02