Cluster e Computação de Alto Desempenho

A fim de proporcionar esta análise de sistema integrado offshore, é necessário recorrer a um cluster de computadores de alto desempenho, isto é, um conjunto de processadores dedicados que trabalham de forma integrada e cooperativamente com tarefas distribuídas a todos os processadores através de um sistema de rede.

O cluster do TPN é baseado no sistema operacional GNU/Linux e incorpora as técnicas mais modernas de manutenção e viabilidade para um ambiente eficiente e confiável para soluções complexas.

Apesar das instalações de computador de última geração permitirem que sistemas extremamente complexos sejam analisados, a grande quantidade de dados gerados requer ferramentas de pós-processamento poderosos, a fim de permitir que os técnicos, engenheiros e tomadores de decisão tenham uma interpretação fácil dos resultados.

Além do uso interno, usuários externos da academia ou indústria podem fazer uso das ferramentas de HPCHigh Performance Computing (Computação de Alta Performance) do TPN, através do Centro Multiusuário Tanque de Provas Numérico.


Os cluster instalados no TPN possuem as seguintes especificações:


Os cluster instalados no TPN possuem as seguintes especificações:

Cluster 1

SGI: 48 nós cada nó com 20 Processadores, Intel(R) e Xeon(R), CPU E5-2680 v2 @ 2.80GHz. • Total de Processadores 960. • Total de 28.416 Tflops (Teórico) • 21 Teraflops (Linpack) • Memória RAM, cada nó com 128 GB, considerando que temos 48 nós temos 6 TB de memória. • Storage 148 TB bruto.

Cluster 2

SUN: 192 blades X6175, entregando cerca de 15 (TFlops) de processamento. • O cluster conta com 1536 cores Intel Nehalem de 2.8GHz, 4.5 TB de memória RAM.