Cluster e Computação de Alto Desempenho

A fim de proporcionar esta análise de sistema integrado offshore, é necessário recorrer a um cluster de computadores de alto desempenho, isto é, um conjunto de processadores dedicados que trabalham de forma integrada e cooperativamente com tarefas distribuídas a todos os processadores através de um sistema de rede.

O cluster do TPN é baseado no sistema operacional GNU/Linux e incorpora as técnicas mais modernas de manutenção e viabilidade para um ambiente eficiente e confiável para soluções complexas.

Apesar das instalações de computador de última geração permitirem que sistemas extremamente complexos sejam analisados, a grande quantidade de dados gerados requer ferramentas de pós-processamento poderosos, a fim de permitir que os técnicos, engenheiros e tomadores de decisão tenham uma interpretação fácil dos resultados.

Além do uso interno, usuários externos da academia ou indústria podem fazer uso das ferramentas de HPC – High Performance Computing (Computação de Alta Performance)  do TPN, através do Centro Multiusuário Tanque de Provas Numérico.


Os cluster instalados no TPN possuem as seguintes especificações:


Os cluster instalados no TPN possuem as seguintes especificações:

Cluster 1

SGI: 48 nós cada nó com 20 Processadores, Intel(R) e Xeon(R), CPU E5-2680 v2 @ 2.80GHz. • Total de Processadores 960. • Total de 28.416 Tflops (Teórico) • 21 Teraflops (Linpack) • Memória RAM, cada nó com 128 GB, considerando que temos 48 nós temos 6 TB de memória. • Storage 148 TB bruto.

Cluster 2

SUN: 192 blades X6175, entregando cerca de 15 (TFlops) de processamento. • O cluster conta com 1536 cores Intel Nehalem de 2.8GHz, 4.5 TB de memória RAM.